segunda-feira, dezembro 02, 2013

Museu Fundação Oriente

Ontem foi dia de ir até ao Museu Fundação Oriente assistir a uma palestra - Do Paquistão a Sagres: A vida na vertical - promovida pela Nomad (agência de viagens de aventura) e era sobre a jornada de Leopoldo Faria e a escalada, parte da sua vida desde os 15 anos (levando já 14 de experiência).
Posso dizer que foi uma tarde diferente, a conferência começou pouco das 16h e só terminou perto das 19h. Longa mas ótima! Gostei bastante de ouvir as histórias do Leopoldo, começou por falar do inicio da sua carreira, aos 15 anos, e como aos 18 se aventurou sozinho por terras espanholas. Em 2010 partiu numa expedição até ao Paquistão onde teve um acidente enquanto escalava, regressou depois a Portugal onde foi operado e teve de parar de escalar durante uns meses. Durante esses meses teve tempo de traçar novos objetivos, abrir um novo caminho numa das paredes mais complicadas, em Sagres. Levou dois anos a cumprir o seu objetivo mas consegui-o com sucesso. Falou também do tempo que passou no Paquistão, durante essa expedição, numa aldeia algo isolada devido a uma das mais graves cheias que o país já sofreu, onde viveu uma grande descoberta cultural!
Antes tive tempo ainda de visitar (parte) do museu, que adorei, tive pena de não ter conseguido visitar o resto do museu, certamente que lá volto em breve!
Tive ainda a oportunidade de ver uma exposição temporária que adorei de um artista japonês, o Masaaki Miyasako.
Deixo algumas fotografias de algumas pinturas que mais gostei







Foto do Cartaz da Palestra

Deixo ainda AQUI o trailer que deu mote à conferência, onde dá para ter uma ideia do que se falou e da força de vontade de Leopoldo Faria!

Sem comentários:

Enviar um comentário