sábado, novembro 30, 2013

Restaurantes e comida

Decidi mostrar alguns dos pratos maravilhosos que comi pelo Nepal e os restaurantes que frequentei!
Comi em sítios que não lembra ao diabo é certo, ailás houve um dia que comentei com a Pepa algo assim: "Se estivesse em Portugal jamais comeria num sitio destes!" É bem verdade, vi ratos em restaurantes onde comi, duas vezes em dois sítios diferentes, mas a comida, por incrível que pareça, soube mesmo bem! Aliás, vi três e não dois, esqueci-me daquele que vi no Rainbow antes de jantar, foi o primeiro de todos e portanto o que mais me impressão fez, depois já era hábito!
E isto para não comentar as cozinha de restaurantes que vi, tinham mais pó que uma igreja abandonada, e teias de aranha e sei lá mais o quê! Um mimo!!
Ah! e nem refiro aqueles barracos que vendiam comida que eram restaurantes dentro de casas, ou seja, estava eu à espera da comida e está um deitado no sofá e o outro ao lado a cozinhar a nossa comida enquanto vê tv e cospe para o chão, maravilha! Mas o hambúrguer estava ótimo, voltei lá umas 3 vezes! E como este fui a muitos, mas eram sem dúvida os meus favoritos!
Apesar de toda esta higiene e do jardim zoológico que aqueles restaurantes podiam ser, não me posso queixar, comi sempre super bem, barato e nunca passei fome, pelo contrário a comida era tão boa que andava sempre a comer!
A comida do Nepal é o Dal Bhat, lá comem isto duas vezes ao dia, uma de manhã, entre as 9h30 e as 10h e ao final do dia, lá para as 19h/19h30, e é a única coisa que comem durante o dia, bebem depois e litros e litros de chá.
O Dal bhat, Dal lentilhas bhat arroz é isso mesmo, sopa de lentilhas com arroz. Este foi o meu prato principal por lá, comi duas vezes ao dia, hora de almoço e jantar, todos os dias durante as duas semanas que fiz de voluntariado. Dal bhat power! Claro que depois isto era carregado com milhares de especiarias, às vezes quase que chorava de tão picante que estava, a sério, mas era ótimo e já tenho saudades!
Outra coisa maravilhosa que comi quase todos os dias depois de acabar o voluntariado eram os Momos, nunca entendi se isto é típico de Nepal se do Tibete, por lá acho que as opiniões se dividem, uns dizem uma coisa outros dizem outra, mas voltando aos Momos. Que coisa M A R A V I L H O S A!! São umas "almofadinhas" feitas como uma massa e podem ser fritos ou a vapor, acho que nunca comi frito, e depois tem carne ou vegetais lá dentro. Comi de tudo, momo de bufalo, momo de frango e momo de vegetal, estes últimos os melhores!
Comi ainda Chicker Tika masala, mega picante mas maravilhoso, basicamente é frango com masala (que pica horrores) mas é ótimo e com muito arroz!
Depois havia comida italiana por tudo quanto era sitio, também comi imensa e era tudo ótimo!
As cervejas maravilha, bebi todas as marcas que por lá vendiam, Everest (ótima e é local), Tuborg (ótima mas acho que esta já não é de lá), Nepal Ice (a 1ª que bebi e gostei muito, é local) e a Gorkha também é ótima e acho que também é local, ou é esta ou é a Tuborg que não são de lá!
Os sumos de rua são para lá de maravilhosos, adorei os sumos de rua!
Não tive qualquer problema com o estômago, ok houve um dia que bebi água de lá e no dia a seguir estava um pouco indisposta mas depois do comprimido fiquei pronta para outra, não tenho nadinha a apontar, comi em sítios nojentos e bebi sumos de rua e nunca fiquem mal da barriga, sorte!
Deixo algumas fotos de coisas que comi.
O meu pequeno-almoço durante a viagem de Kathmandu a Pokhara
Mercados nas ruas de Kathmandu

Mercados nas ruas de Kathmandu

Suminhos de rua ótimos!

Jantar, Dal Bhat, na casa do Dono do hotel em Pokhara, o Geo

Mercado em Kathmandu (aquilo são moscas aos montes em cima da carne)

Mercados nas ruas de Kathmandu

O meu primeiro jantar no Nepal, Chicken Tika Masala

Pizza no Roadhouse Cafe@Thamel

Almoço do meu aniversário no Cafe Concerto@Pokhara

Dal Bhat mais completo em Chitwan, arroz+lentilhas+bufalo+caril de legumes+outras-coisas-que-não-sei-o-
que-são
 
1º almoço em Chitwan 
Jantar horrível no Busy Bee (massa verde bahh)

Cerveja Gorkha e a minha favorita lá, a Everest também era ótima (e sempre esgotada)

Não experimentei este, juro, mas achei piada ao nome@Pokhara

Um dos (não tão) pequenos-almoços

Tiramissu ótimo em Kathmandu (tinha que o comer)

Restaurante do Tiramissu@Kathmandu

Um dos muitos momos que comi no Nepal@Kathmandu

Almoço mais caro, mas ótimo! No Kaiser cafe @Kathmandu

Sem comentários:

Enviar um comentário