domingo, novembro 24, 2013

Chitwan National Park...parte I

Já tinha escrito de Pokhara e de Kathmandu, mas ainda não escrevi nada de Chitwan e acho que merece ser partilhado um lugar como aquele.
A viagem de autocarro para lá mais uma vez alucinante, esta gente não tem mesmo noção do significa a palavra segurança! De tal forma que quase a chegar a Sauraha tivemos um pequeno percalço, o autocarro (o meu) ia a alta velocidade, tal como o outro que vinha em sentido contrário, claro que não podia acabar bem, basicamente os espelhos dos dois foram à vida, foram um contra o outro, de lado, só os espelhos, nada de grave!! Ainda parámos uns 15 minutos por causa daquilo, mas aparentemente tudo acabou em bem!
De notar que tive de mudar de autocarro para Chitwan a meio do caminho, para um mais pequeno, basicamente com apenas 4 passageiros (eu incluída), mais o condutor e o ajudante, ou algo do género,  eu era a única estrangeira e rapariga! Uma comédia!
Chegada à estação, mais uma vez a confusão do "precisa de hotel?" "precisa de taxi?", que já se torna habitual por lá, por isso já nem incomodava. Entretanto lá encontrei o meu hotel e a minha boleia e lá fui eu! Estava com medo que o hotel fosse uma treta, nas fotos e o site parecia brutal mas já se sabe como é, as aparências iludem! Mas não foi o caso, amei o hotel, e se voltar a Chitwan certamente que ficarei naquele hotel, o nome é Jungle Sunset Camp ou Sunset Jungle Camp (ou algo assim, não sei a ordem das palavras). E é um oásis no meio da selva, obrigada ao Enoch que me encaminhou para lá!
Eu estive lá só três dias, optei por comprar o pacote com as atividades todas e não ir independente, assim não tinha que me preocupar com nada e estava tudo incluído.
Nessa primeira tarde, fiz logo uma atividade que não estava muito numa de fazer, a Jungke walk (passeio na selva), como o nome diz é passear (sim, a pé) na selva à mercê dos animais, ou seja, meter-me na boca do lobo! Bem decidi ir,  já estava pago, bora lá então.
Fomos numas jangadass mega seguras (NOT) num rio cheio de crocodilos (ok só 2 espécies e só uma é que é altamente perigosa para o ser humano). Naquelas jangadas não podias mexer um centímetro do corpo caso contrário, todos à água! Então como sou sortuda, fui num grupo de chineses, que são barulhentos como tudo e não paravam quietos. Conclusão: diversos mini-ataques-cardíacos pelo caminho todo!
Vi as duas espécies de crocodilos a nadar por lá, muito bonito, saímos do barco e fomos ao Elephant Breeding center, muito resumidamente é um local onde se dá a reprodução e nascem elefantes (dar continuidade à espécie, muito importante naquela área). Super giro, muitos elefantes bebes, amorosos!
Começámos aí o passeio na selva, foi assustador mas senti-me verdadeiramente corajosa, andava sempre à frente, lado a lado com o guia da selva (tinha 22 anos e já lá trabalhava há 5!), a linha da frente era onde estava, senti-me um tarzan versão miúda!!
Nas quase duas horas a caminhar, depois de estar mais vermelha que um tomate, de suar mais do que um atleta, de morrer de calor com quase 40º que se faziam sentir em cima, de subir e descer, de levar com ramos na cara de morrer de susto e de expectativa, vi quatro rinocerontes (duas mães e dois bebes), uns no meio do rio a tomar banho num lago, outros a muito poucos metros de mim, de "milhentos" veados, crocodilos, e claro elefantes (não à solta), não vi nenhum tigre (só no zoo de Patan, obrigada Sagar) nem ursos nem nada assim! Já não me posso queixar, vi o animal mais perigoso do parque, a escassos metros de mim, e foi uma tarde diferente e cheia de adrenalina!
Quando acabou mais umas fotos com os elefantes no Breeding Center, e toca a voltar para o hotel!
Depois escrevo um outro post sobre as partes mais fixes por lá, que este já 'tá muito longo.

As Jangadas mega seguras
Um exemplar de crocodilo perigoso 

Elephant Breeding Center

Tarzan, ou melhor, Jane na floresta!!!!
Um dos Rinos que vi, a tomar banhoca na selva!

Tarzan, ou melhor, Jane na floresta!!!! II
Dança tradicional Tharu, povo habitante de Sauraha

Sem comentários:

Enviar um comentário