sábado, fevereiro 01, 2014

Turista na minha cidade

É isto que tenho sido nesta última semana que passou, e não há coisa que mais goste!
Quem falou comigo esta semana sabia que estava aqui em casa uma rapariga americana que conheci no Nepal. Ela tem estado a viajar pelo mundo e esta semana chegou a vez de Portugal. Mostrei-lhe a cidade na sexta dia 24 e as coisas não correram pelo melhor, ficou sem carteira. Conclusão: os meus pais convidaram-na a ficar cá por casa até quinta, dia em que ela ia embora.
Desde então que andei a mostrar-lhe a cidade, conclui que conheço bastante Lisboa e arredores (diga-se Cascais e Sintra) e que até sei umas quantas coisinhas da história de Lisboa, nada mau, devo dizer que fiquei orgulhosa de mim!
Tinhas imensas saudades de fazer isto, vestir o papel de turista dentro da minha cidade.

Painéis de São Vicente@Museu Nacional de Arte Antiga
Esq - dta: Frades, Pescadores, Infante, Arcebispo, Cavaleiros, Relíquia
Andei por Belém, visitei pela milésima vez o Museu Berardo que adoro e vale mesmo a pena (bónus: é gratuito), subi a Torre de Belém, que já não fazia há anos, e nos domingos nem vale a pena fazê-lo, tal é a quantidade de gente nem dá para desfrutar da paisagem.
Foi também semana de ir ao Museu Nacional de Arte Antiga, um dos únicos museus que nunca tinha visitado e que vale mesmo a pena, adorei. Confesso que arte sacra não faz bem o meu género, mas vale mesmo a pena visitar este museu, tem obras magnificas, caso dos Painéis de  São Vicente, que tanto estudei em História da Arte e que finalmente tive o enorme prazer de o ver. É um museu a voltar principalmente pela exposição temporária que decorre de momento.
Foi ainda tempo de (re)visitar o Mosteiro dos Jerónimos e, claro está, comer um Pastel aos Pasteis de Belém, paragem mais do que obrigatória!!
Museu Nacional de Arte Antiga
Esq - dta: Nicolle, eu e a minha irmã Vera
(Esta foto foi tirada pela minha irmã, a montagem foi igualmente feita por ela!)
Saí também de Lisboa para ir até Sintra e visitar a vila que amo de paixão! Não há sitio como este, e na quarta o tempo combinava na perfeição com a misticidade da vila, frio, nevoeiro, chuva, apesar de desagradável acho que não há melhor para visitar Sintra, chega a ser assustador, mas não deixa de ser igualmente mágico!
O Palácio da Pena é o palácio mais bonito que alguma vez vi, é de uma beleza indescritível, e é sem dúvida um lugar a regressar, desta vez lá para a primavera ou verão.
Já tinha mesmo saudades disto, ser turista na minha própria cidade, realmente não há nada melhor :)
Espero que a Nicolle tenha gostado, se há coisa que adoro (para além de visitar a minha própria cidade), é de ouvir pessoas falar das suas aventuras por esse mundo fora, adoro conhecer pessoas de outros países, conversar com elas, ouvi-las e partilhar experiências.
Que venha o próximo turista que eu cá estarei :p

Alguns ditados portugueses
(Esta foto foi tirada pela minha irmã, a montagem foi igualmente feita por ela!)

Martim Moniz
Museu Berardo - Gostei deste, interpreto isto como o controlo que os media têm no mundo


Palácio Nacional da Pena

Pôr do Sol em Cascais

Torre de Belém


1 comentário: