sábado, março 09, 2013

Turquia

Estive na Turquia em 2010, já lá vai um tempo mas já tenho saudades daquele país, e tem-me dado uma grande nostalgia, tenho andado a ver as fotos da viagem e decidi escrever um bocadinho sobre a Turquia.
Como já disse estive lá em 2010, entre Abril e Maio (apanhou o fim e inicio de cada mês), foram sem duvida alguma 8 dias fantásticos que vou guardar sempre com especial carinho.
Os meus pais são sócios do Circulo de Leitores há anos e anos, e em 2010 tiveram a sorte de ganhar esta maravilhosa viagem, decidiram entregá-la à minha irmã, e pronto lá fomos as duas numas férias de sonho!
O que posso dizer da Turquia ? Bem, posso dizer que excedeu as minhas expectativas, eu já queria conhecer o país, como já referi tenho uma paixão especial por países orientais e com uma cultura diferente da nossa, mas nunca pensei em gostar tanto da Turquia como gostei. 
Foi uma viagem diferente, primeiro porque não foi a típica viagem independente, nem eu nem a minha irmã decidimos o itinerário a fazer, já estava definido na altura em que aceitámos fazer a viagem.
Quanto ao país, bem o país em si, é absolutamente fabuloso, com paisagens simplesmente mágicas. Logo no 1º dia (ou segundo dependendo da perspectiva) fomos presenteados com paisagens magnificas em frente ao Museu de Antalya (primeira cidade visitada), praias óptimas com montanhas com neve no cume! 

Antalya no 1º dia

O itinerário era muito simples, Antalya - Capadoccia - Konya - Antalya outra vez, infelizmente não ouve oportunidade de ir até Istambul, mas certamente voltarei e Istambul n

ão escapa!
A Capadoccia foi sem dúvida o local que mais gostei de visitar, é absolutamente indescritível aquele local, as paisagens são literalmente de cortar a respiração! É impossível descrever  aquelas paisagens apenas por palavras, só vendo . Foi também na Capadoccia que tive a fantástica oportunidade de andar de balão de ar quente em Göreme, das melhores experiências que tive na Turquia, é OBRIGATÓRIO andar de balão quando se visita a Turquia, a sério, pois não há maneira melhor de observar a paisagem lunar que a Capadoccia nos proporciona! Em Gomere, tivemos a oportunidade de visitar as inúmeras casinhas esculpidas na pedra, tal como igrejas com frescos muito bonitos. Estar ali fez-me uma certa "confusão", como é possível ter havido pessoas que realmente viveram ali, em casinhas (lindas) esculpidas na pedra. Foi igualmente na Capadoccia que tivemos oportunidade de visitar grutas que iam até 9 andares debaixo da terra, só conseguimos descer até ao 4º(?) pois daí para baixo as visitar não eram permitidas. O é realmente incrível nestas grutas é o facto de ter havido pessoas a Viver, sim, viver ali, durante uma vida inteira, uma verdadeira cidade subterrânea, casas, mercados, com direito a tudo, inacreditável! 
Vou deixar algumas fotos 

Cascata em Antalya

Ruínas romanas@Perge-Antalya
Há tantas histórias que podia contar sobre a Turquia, e certamente contarei num outro post, este já está a ficar demasiado longo, por isso decidi escrever resumidamente alguns dos pontos altos, só mesmo por causa da nostalgia! Irei falar numa outra vez sobre cada um dos locais visitados e conto algumas histórias engraçadas que marcaram a viagem!

Vale do Camelo@Capadócia 
Grutas onde chegaram a habita pessoas (referido no texto)

Sem comentários:

Enviar um comentário