sábado, março 02, 2013

Lisboa, I ♥ u

Se há coisa que adoro fazer é perder-me por Lisboa, aliás não adoro. Eu AMO.
Cada vez gosto mais da minha cidade, perder-me nos jardins, nas ruas, um pouco por todo o lado. Posso passar milhares de vezes nos mesmos sítios de sempre que encontro sempre algo novo e fascinante.
Ontem não sabia o que fazer da minha tarde, então "sem querer" fui parar ao Campos Mártires da Pátria. Já lá tinha estado, mas já foi há tantos anos que fiquei com a ideia que era a primeira vez que estava a pisar aquele jardim. Não demorei muito tempo por lá, dei uma volta no jardim, com lagos e muiiitos patos (e galos, sim galos no meio da cidade!!). Mas foi impossível ficar indiferente à estátua de Dr. Sousa Martins. Impressionante a quantidade de lápides que circundavam a estátua.
Decidi não ficar muito tempo por ali, fui descendo em direcção à Baixa, por ruas que nunca vi na minha vida.
Foi aí que comecei a aperceber-me da tamanha diversidade cultural que Lisboa tem! Já tinha reparado nisso, mas não da maneira como vi e percebi ontem.
Desde  Campos Mártires da Pátria até ao Martim Moniz (caminho que se faz em 5minutos), era só lojas de revenda de asiáticos (asiáticos porque não eram apenas chineses, havia indianos, e por aí fora).
A maior surpresa surgiu quando cheguei ao Martim Moniz, já conhecia evidentemente, e sempre que vou à Baixa por vezes passo por lá. Mas nunca me dignei a parar e observar e absorver a diversidade que para ali vai! Uma palavra: IMPRESSIONANTE!
Adorei, tenho a certeza que vou passar ali muitos finais de tarde.
Aquele não é o Martim Moniz que era antes. Está tão mas tão giro, está cheio de quiosques, cada um deles representa um país diferente e todos muito baratos. Vou lá voltar, e é já na próxima semana!

Estátua de Dr. Sousa Martins, nos Campos Mártires da Pátria

Martim Moniz ao fim da tarde com o Castelo de S. Jorge como pano de fundo


Sem comentários:

Enviar um comentário